Blog

Equipamentos eletrônicos: o que acontece quando eles não servem mais para você

Você já se perguntou o que acontece com alguns de nossos itens pessoais depois que eles perderam sua utilidade e estão prontos para descartar? Objetos como celulares, laptops ou aquele velho CD que você costumava ouvir no repeat no colégio? Embora uma vez fora de vista, normalmente fora da mente, esses itens (ou pelo menos os componentes desses itens) fazem outras coisas. Isso se você fizer um esforço extra para reciclá-los.

Nem tudo que é reciclável pode ir para as lixeiras de fluxo único. Reunimos um punhado desses casos especiais – de óleo de motor a testes digitais de gravidez – para explorar o que acontece com eles quando não servem mais para você.

Computadores, smartphones, televisões

Esses são alguns dos itens clássicos em que pensamos com frequência quando falamos em lixo eletrônico. Eles são processados de forma semelhante, embora precauções especiais devam ser tomadas para materiais perigosos. Por exemplo, as baterias precisam ser removidas dos telefones celulares. Os aparelhos de televisão de tubo requerem um tratamento especial devido ao seu conteúdo de chumbo.

Depois que os itens de lixo eletrônico são coletados, eles são normalmente classificados por tipo e verificados quanto ao valor de revenda. O dispositivo será dividido em seus componentes principais antes de ser destruído. As peças de plástico são fragmentadas, limpas e derretidas e podem ser usadas na fabricação de outros materiais de plástico (de mesas a cones de trânsito) ou outros novos dispositivos eletrônicos.

O metal passa por um processo de fundição que utiliza altas temperaturas e equipamentos especiais para extrair metais preciosos como ouro, prata ou cobre.

Curiosidade: nos círculos de reciclagem, televisores, rádios e computadores (junto com alguns outros itens domésticos) são conhecidos como “produtos marrons” porque o termo remonta aos dias em que televisores e rádios eram instalados em madeira ou armários de madeira falsa.

CDS / DVDS

É mais difícil encontrar recicladores que aceitem esses itens porque não há um bom mercado para eles, já que o processamento de reciclagem normalmente custa mais do que o valor do material. Se os discos estiverem em boas condições e ainda nas caixas originais, será melhor doá-los para uma loja de artigos usados ou colecionadores. Outra alternativa é reaproveitá-los na decoração de casa, como enfeites de parede, luminárias, porta-copos, e outros.

Testes Digitais de Gravidez

A tentação de ficar definitivamente “grávida” ou “não grávida” em uma tela pode ser atraente, mas tem um custo ambiental. Esses testes alojam um minúsculo computador dentro deles para interpretar os resultados e, apesar do status de uso único, são considerados lixo eletrônico. Em geral, é indicado remover a bateria, que deve ser reciclada separadamente do teste de acordo com o esquema de reciclagem apropriado para equipamentos elétricos.

Baterias

Muitas baterias são descartadas ainda em perfeitas condições de uso. Quando recicladas, elas são desmontadas e metais preciosos e minerais de conflito são extraídos. As baterias de lítio podem ser recicladas em algo chamado “massa negra”. Esse pó é feito de vários metais, incluindo lítio, cobalto e níquel, e pode ser usado para fazer novas baterias.

Aterro vs. Centro de reciclagem

Quando se trata de eletrônicos, a reciclagem é sempre uma opção melhor do que jogar itens em um aterro onde produtos químicos tóxicos podem vazar. Isso porque, quando o lixo eletrônico é enviado ao aterro, a probabilidade de que seus itens sejam queimados a céu aberto é muito maior. Com isso, é bem provável que o material tóxico seja despejado diretamente no solo e rios, contaminando pessoas e animais. Esse, inclusive, foi um dos grandes motivos que fez com que a China e outros países asiáticos impedissem a importação de resíduos estrangeiros.

A dica é primeiro refletir antes de descartar. Vale primeiro pensar se o conserto ou reforma do material é uma opção. Caso contrário, certifique-se de verificar se o reciclador para o qual você está enviando seus materiais é confiável e se emprega boas práticas. De toda forma, conforme consumimos cada vez mais serviços de streaming, nossa dependência de itens como DVD players e mp3 players está diminuindo e resultando em menos desses tipos de itens volumosos de lixo eletrônico.

O post Equipamentos eletrônicos: o que acontece quando eles não servem mais para você apareceu primeiro em Pensamento Verde.

Fonte: Pensamento Verde

Posted in: Sem categoria

Leave a Comment (0) ↓