Blog

Tóquio 2020/2021 – As Olimpíadas da Sustentabilidade

As Olimpíadas e Paralimpíadas Tóquio 2020 terão como conceito: “Seja melhor, juntos, para o planeta e as pessoas”. Assim, os benefícios dos jogos serão destinados não apenas aos esportistas, mas também ao meio ambiente, à sociedade e à economia.

Os jogos contarão com um Código de Compras Sustentáveis, que assegura a sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos, serviços e produtos licenciados. O pódio da cerimônia de premiação será impresso em 3D com plástico reciclado recolhido em lojas de varejo, escritórios e escolas, como parte de uma campanha educativa com foco no consumo responsável e reciclagem.

As medalhas serão feitas com a reciclagem de lixos eletrônicos descartados pela população japonesa. Mais de 6 milhões de telefones e quase 80 mil toneladas de aparelhos eletrônicos foram arrecadados, desmontados, fundidos e refinados para criar as variações de ouro, prata e bronze.

A eletricidade usada nos jogos virá de fontes renováveis, como solar, biomassa e hídrica. As medidas de eficiência energética incluem a instalação apenas de luzes LED em todos os locais do evento.

O transporte de emissão zero também será usado, incluindo ônibus de célula de combustível, ônibus autônomos de bateria e empilhadeiras movidas a hidrogênio, que serão usadas para mover itens pesados ​​pelos locais olímpicos.
A tocha olímpica foi produzida com resíduos de alumínio de uma caixa temporária construída após o terremoto e tsunami de 2011. Os uniformes usados ​​pelos funcionários estão sendo feitos de poliéster derivado de garrafas recicladas.

A praça da vila olímpica está sendo construída com madeira de origem sustentável doada por autoridades locais em todo o Japão. Após os jogos, a madeira será reaproveitada como bancos públicos ou na construção de prédios públicos.

O sonho de Tóquio 2020 de ser os Jogos Olímpicos de menor emissão de todos os tempos se estende até onde os atletas dormirão: os colchões das 18 mil camas que serão utilizadas são de papelão reciclável.

Tudo isso faz parte de um esforço do Comitê Olímpico para reduzir a pegada de carbono do evento. Estima-se que os jogos do Rio de Janeiro de 2016 tenham emitido 4,5 milhões de toneladas de CO2. Os de Londres, em 2012, geraram 3,3 milhões de toneladas. Tóquio quer bater este recorde e prevê uma emissão de não mais que 2,93 milhões de toneladas de CO2.

O plano de Tóquio de fazer de 2020/2021 as “Olimpíadas verde” é um esforço do Japão pela realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao apresentar modelos e soluções para desafios globais de sustentabilidade, o anfitrião espera, cada vez mais, envolver seus cidadãos nas questões de mudança climática na expectativa de que esses esforços continuem mesmo depois dos jogos.

Outros bons exemplos para seguir

Mas não é necessário um evento dessa magnitude para trazermos a sustentabilidade ao nosso dia a dia e nem é preciso que órgãos públicos liderem iniciativas em prol dessa bandeira. Todos nós podemos iniciar um projeto que ajude a reduzir os impactos no planeta. O melhor momento para isso? Agora. Onde? Aí mesmo, onde você está neste momento. Sustentabilidade é, acima de tudo, atitude e se nós não nos conscientizarmos, não teremos um futuro sustentável.

Pensando nisso, a Braskem em parceria com a Dinâmica Ambiental criou o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, que fomenta a valorização de resíduos plásticos ao longo de toda a rede produtiva, incentiva o descarte correto e orienta organizações a instituírem melhores procedimentos de logística reversa para o destino correto de copos descartáveis após o seu uso.

Esses materiais são coletados nas empresas participantes, retornam para a indústria e, com o apoio das empresas Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova, são transformados em novos produtos, fortalecendo a economia circular. Educar as pessoas a fazer o certo pelo planeta é uma responsabilidade de todos. Entre em contato agora mesmo e saiba como trazer a sua empresa para o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis!

Fontes: 3D Printing Media | Olympics | World Economic Forum

O post Tóquio 2020/2021 – As Olimpíadas da Sustentabilidade apareceu primeiro em Pensamento Verde.

Fonte: Pensamento Verde

Posted in: Sem categoria

Leave a Comment (0) ↓